Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 10
Depois de praticamente meio ano sem atualizar o blog, finalmente estou tirando um tempo para registrar o log número 10 desta jornada.
Primeiramente, gostaria de pedir desculpas para as pessoas que estavam acompanhando o blog e ficaram sem receber as atualizações das minhas aulas. Estive envolvido com diversas atividades, muitas delas relacionadas à aviação, que acabei deixando de lado a edição dos vídeos e os relatórios aqui para o blog. Foi mal aí, galera!
Mas agora voltando ao assunto que interessa! O meu último post relatou o final das aulas teóricas e o voo que realizei no dia 10 de Novembro. O vídeo que acompanha o log de hoje foi do voo que fiz no dia 24 de Novembro de 2012, quando completei 1.2 horas de voo, totalizando 11.4 horas de voo até então.
Uma pequena observação: esqueci de ligar a câmera no início da aula! Só percebi que a câmera estava desligada depois da decolagem quando já estávamos próximos de uma das áreas de treino que usamos.
O treinamento deste dia foi o seguinte:
– Giros ao Redor de Marco – Para esta manobra, estabelecemos o voo na altura de 1.000 pés (aproximadamente 305 metros), escolhemos um marco de referência no solo e então fazemos um giro de 360 graus ao redor do marco de referência. Durante o giro, devemos observar a altura, sendo que não se deve perder ou ganhar mais do que 100 pés (aproximadamente 30 metros) de altura durante a manobra.
– Circuito Retangular – Da mesma maneira que a manobra anterior, escolhemos uma área de referência no solo que seja retangular, para então iniciar um circuito de tráfego, estando numa altura de 1.000 pés. O início desta manobra deve simular a entrada no circuito do aeroporto, ou seja, entrando com um ângulo de 45 graus para a perna do vento, virar para a esquerda na perna base, virar para a esquerda na perna contra o vento, virar para a esquerda na perna de través, e então novamente virar para a esquerda na perna do vento, fechando o circuito. Da mesma forma que a manobra anterior, não se deve perder ou ganhar mais do que 100 pés de altura.
– Toques e Arremetidas – Toques e arremetidas passam a fazer parte de praticamente todos os treinamentos daqui para frente. Obviamente, este treinamento ensina e faz o aluno praticar pousos e decolagens, mas um dos objetivos principais deste treinamento é preparar o aluno piloto para o voo solo. Os pousos continuam sendo um grande desafio nos meus treinamentos! Muito aperfeiçoamento é necessário ainda!
Sem mais para hoje, termino este log com o vídeo da aula. Novamente, obrigado por acompanhar minha trajetória de piloto privado nos Estados Unidos e até o próximo log!
Voe alto!
00:00:00 – Introdução (Intro)
00:00:32 – Giros ao Redor de Marco (Turns Around a Point)
00:08:00 – Circuito Retangular (Rectangular Course)
00:14:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
00:25:40 – Toques e Arremetidas (Touch and Goes)
00:40:20 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
00:42:00 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
00:44:00 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
00:45:20 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)
00:47:50 – Checklist de Abandono (Securing Checklist)