O que você acha de andar ou pilotar um avião elétrico? Para a empresa eslovena, Pipistrel Aircraft, isto já é uma realidade. Neste ano a empresa realizou voos oficiais de teste com seu modelo de quatro assentos, o Taurus G4, duas semanas após o AirVenture nos Estados Unidos.
O Taurus G4 é um avião de dupla fuselagem que foi construído conectando dois Taurus G2 com uma verga de 5 metros. Entre as duas fuselagens há um motor de 145 quilowatts que faz o propulsor de duas hélices trabalhar. As baterias também estão no meio do avião com o motor. A extensão das asas atinge quase 23 metros e o modelo possui trem de pouso retraível.
As duas fuselagens juntas acomodam quatro passageiros sentados em pares, dois em cada cockpit da aeronave. O Taurus G4 é o primeiro modelo de avião elétrico com capacidade de acomodar quatro pessoas.
Esta aeronave foi desenvolvida com o objetivo de participar no evento “CAFE – Comparative Aircraft Flight Efficiency”, patrocinado pela Google e apresentado pela NASA. O evento aconteceu entre os dias 25 de Setembro e 2 de Outubro na Califórnia. Os competidores deveriam voar 200 milhas (321.868 km) em velocidade mínima de 100 milhas por hora (160.934 km/h), utilizando menos de um galão (3.785 litros) de combustível por ocupante.
O Taurus G4 venceu a competição no quesito “Eficiência”, voando 403.5 milhas em velocidade de 107.4 milhas por hora, e também no quesito “Velocidade”, voando 388.4 milhas em velocidade de 113.6 milhas por hora. No quesito “Ruído” o Taurus G4 ficou em quarto (último) lugar.
Veja abaixo o vídeo do G4 voando. Cadê a tomada pra recarregar as baterias, por favor? Impressionante!