Mais de duas semanas já se passaram desde a minha última atualização e, consequentemente, várias coisas já aconteceram desde lá. No log de hoje, vou atualizar os acontecimentos até a realização do meu primeiro voo de treinamento, que ocorreu no dia 5 de Setembro. O vídeo deste meu primeiro voo segue logo mais abaixo.
Antes de fazer comentários a respeito do primeiro voo, vou falar um pouco sobre o que já estudamos nas aulas teóricas em relação ao primeiro voo. Desde o meu último log até o primeiro voo estudamos apenas um capítulo, que tratava sobre os princípios de aerodinâmica.
O capítulo dos princípios de aerodinâmica estava recheado de conteúdo. Dentre eles, estudamos as propriedades das quatro forças que atuam sobre a aeronave: empuxo (thrust) e arrasto (drag), sustentação (lift) e peso (weight). Consequentemente, estudamos também os fatores que causam o estol (stall) e como prevenir ou corrigir a formação do estol. O capítulo cobriu os diferentes designs das asas dos aviões, controle de sustentação, ângulo de ataque (angle of attack), alterações de velocidade, configurações dos flaps, e efeito-solo (ground effect).
Em relação à estabilidade, estudamos as diferentes manobras e assuntos relacionados, como por exemplo, o centro de gravidade (center of gravity) e balanceamento (balance). Nesta seção foi coberta também os tipos de estol, detectando um estol e recuperação depois que o estol ocorreu. Igualmente, o capítulo tratou sobre os tipos de parafuso (spin) que um avião pode iniciar, geralmente em consequência de um estol.
Por fim, o capítulo tratou dos assuntos de aerodinâmica de manobras, incluindo a tendência que o avião tem de dobrar à esquerda. No vídeo abaixo o instrutor faz a demonstração desta tendência durante a decolagem, mostrando como a correção é feita utilizando os pedais de leme.
Agora que o “super-resumo” do capítulo foi feito, posso falar um pouco sobre o vídeo abaixo e a primeira aula de voo. Como falei anteriormente, o voo foi realizado no dia 5 de Setembro, quarta-feira, em torno das 18h. O tempo estava bonito e as imagens do sol se pondo foram bem bacanas! A qualidade do vídeo começou boa devido à quantidade de luz que tínhamos no início do voo, e começou a decair um pouco ao começar escurecer e também devido à qualidade do tempo. Quando alcançamos altitude para manobras o céu estava um pouco acinzentado (nebuloso).
Ao assistir o vídeo, você poderá escutar as conversas de rádio que tínhamos dentro do avião. Neste primeiro voo o instrutor foi responsável pela decolagem e pouso. Mas se você perceber durante o vídeo, o instrutor passa os comandos do avião para mim depois da decolagem.
Durante os treinos, utilizamos os seguintes comunicados para definir quem tem controle do avião: se o instrutor quer passar o controle pra mim, ele diz “your airplane” (seu avião); se o instrutor quer retomar o controle do avião, ele diz “my airplane” (meu avião).
No retorno do voo para o aeroporto o instrutor retoma o controle do avião. Este procedimento também pode ser notado durante o táxi.
E por falar em táxi de avião… que dificuldade! Para quem não conhece muito sobre aviação, quando estamos no solo o controle de táxi não é com as mãos. No avião existem dois pedais, e é utilizando estes pedais que controlamos a direção do avião em solo. Para quem está acostumado a dirigir carro, esta atividade com certeza pode representar um desafio! A tendência, pelo menos para mim, era de querer colocar a mão no manche (airplane control stick) para controlar onde a aeronave estava taxiando. Mas com prática vou me acostumando! Segundo o instrutor, a minha “primeira vez” não foi mal… mas eu disse pra ele não elogiar muito antes do tempo! 🙂
Depois do táxi até a pista, paramos o avião para fazer o “Run-Up Check-List”. Nesta check-list fazemos uma última verificação do funcionamento da aeronave e dos instrumentos antes da decolagem. Com tudo dentro dos padrões, partimos para a pista e levantamos voo!
Neste primeiro treinamento, o instrutor me explica as coisas mais básicas de voo. Ainda estou me acostumando com a leitura dos instrumentos, manuseamento da aeronave e todos os outros procedimentos. É muita coisa pra aprender! O nervosismo e receio de fazer algo errado me fizeram suar o voo inteiro. Mas mesmo assim, era tudo maravilha!
As manobras que estudei no voo foram curvas para a direita (right turns), curvas para a esquerda (left turns), voo reto e nivelado, subidas (climbs), descidas (descents), e também subidas e descidas para esquerda e direita.
Tudo parece fácil até a hora de praticar! Meu maior desafio é manter as altitudes desejadas… parece que tenho a tendência de ficar subindo a altitude! Mas como disse antes… tudo é questão de treinamento e prática. Uma hora eu chego lá!
Antes de terminar este log, queria dizer que neste vídeo resolvi não fazer nenhum corte/edição. Acho que a maioria dos meus vídeos serão assim. O vídeo está mostrando tudo o que foi feito desde o táxi saindo do aeroporto até o retorno e desligamento da aeronave no término do treino. Por este motivo, o vídeo tem uma duração de quase uma hora.
Para quem quiser pular partes do vídeo, estou colocando logo abaixo do vídeo um resumo das sequências do voo e a localização (minutos e segundos) onde poderão ser encontradas.
Dito e feito, o Private Pilot Log de hoje fica por aqui! Não se esqueça de deixar seus comentários, dúvidas, sugestões, críticas, idéias, etc! Gostaria muito de saber os comentários de outros pilotos, futuros pilotos, estudantes e visitantes em geral!
Até o próximo log e… voe alto!
00:00 – 00:30 – Introdução (Intro)
00:30 – 04:40 – Táxi (Taxi)
04:40 – 10:35 – Checklist Antes da Decolagem (Run-Up Checklist)
10:35 – 18:45 – Decolagem (Take-Off) e Subida (Climb)
18:45 – 40:15 – Manobras (Maneuvers)
40:15 – 45:00 – Retorno ao Aeroporto (Return to the Airport)
45:00 – 48:20 – Checklist Pré-Pouso (Pre-Landing Checklist)
48:20 – 50:00 – Reta Final (Final) e Pouso (Landing)
50:00 – 51:50 – Checklist Pós-Pouso (After-Landing Checklist)
51:50 – 55:58 – Táxi (Taxi) e Estacionamento (Parking)/Checklist de Abandono (Securing Check-List)