Quando uma pessoa considera aprender a voar, a questão da segurança, de uma forma ou de outra, vem à tona. Qual a segurança de voar em um pequeno avião? Qual a segurança que temos ao dirigir um carro ou velejar um barco? Tudo depende!
Comparado com automóveis, a aviação geral (definida como todos os tipos de voo, exceto companhias aéreas e militares) tem uma taxa de acidentes relativamente baixa. Existem vários motivos que mantêm os registros de segurança em níveis tão satisfatórios. A formação de um piloto, por exemplo, é muito mais rigorosa do que os requerimentos para obter uma carteira de motorista. Treinamentos obrigatórios no solo e em voo, além dos testes escritos e práticos, ajudam a garantir que os pilotos atinjam um nível básico de proficiência. O treinamento periódico ajuda a manter e melhorar as habilidades dos pilotos.
O ambiente em que as aeronaves operam é muito mais regulado também. Os regulamentos têm evoluído ao longo dos anos para lidar com a prevenção de acidentes, e a maioria dos pilotos usam os regulamentos como orientação mínima.
Segurança perfeita em qualquer modo de transporte não existe. As expectativas de segurança da maioria das pessoas foram baseadas principalmente pelo histórico de segurança nos voos de companhias aéreas. Independente da medida de comparação, o transporte aéreo comercial é provavelmente o modo mais seguro de transporte. Isso se deve por causa da enorme ênfase que é colocada na confiabilidade das aeronaves, as tripulações e o sistema de controle aéreo.
A aviação geral usa muitos dos mesmos procedimentos que as companhias aéreas utilizam para conseguir um bom histórico de segurança. Os números não são tão bons quanto os das companhias aéreas pelas mesmas razões que a navegação recreacional não compara com uma navegação transatlântica. As aeronaves são diferentes, os pilotos são diferentes, e os objetivos são diferentes. Mas assim como um diligente e cauteloso velejador pode operar com segurança, reconhecendo as suas limitações e as de sua equipe, também podem os pilotos da aviação geral.
Os pilotos que desenvolvem e mantêm suas habilidades podem voar com segurança e tirar o máximo de prazer e proveito desta super excitante atividade!