Piloto Privado nos Estados Unidos – Log # 1


Estou começando hoje o primeiro relato das minhas aulas de Piloto Privado nos Estados Unidos, que começaram esta semana. O objetivo dos relatos é de compartilhar as experiências que terei durante esta “aventura”, começando pelo breve relato do primeiro voo que fiz hoje e que comentarei logo mais.

Por ser um estrangeiro morando nos Estados Unidos, tive que fazer alguns procedimentos adicionais para ser autorizado a fazer aulas de Piloto Privado. O procedimento começa com o envio de informações para o TSA (Transportation Security Administration), incluindo informações de passaporte, visto, residência e, o mais importante, as impressões digitais de todos os dedos. Após receber todas as informações, o TSA processa e comunica o resultado da autorização para a escola de aviação.

Este processo parece complicado de início, mas se o aluno seguir os procedimentos que estão bem explicados no site www.flightschoolcandidates.gov, não deverá ter problema algum. No meu caso, o processo foi bem tranquilo e ágil. O aluno estrangeiro só precisa passar por estes procedimentos para fazer as aulas práticas. As aulas teóricas podem ser feitas sem iniciar o pedido de autorização.

Agora que já falei um pouco da “burocracia”, vou comentar um pouco sobre as primeiras aulas teóricas (Ground School). No primeiro dia de aula, o instrutor nos repassou o cronograma das aulas e explicou como as aulas seriam estruturadas. Como é de se esperar, as aulas exigem que os alunos leiam os capítulos dos livros e já venham preparados para discutir o material estudado, enquanto o instrutor explica e reforça os pontos mais críticos de cada capítulo.

No primeiro dia de aula também conversamos um pouco sobre os possíveis caminhos que cada aluno pode seguir, dependendo de suas intenções com a aprendizagem. O instrutor também explicou as diferenças dos dois modelos de aeronaves que teríamos disponíveis para voar, o que foi muito importante para decidir em qual aeronave farei os meus voos.

Discovery Flight – 26 de Agosto, 2012 – Primeiro Voo no Diamond DA-40

Para explicar rapidamente, minhas opções seriam voar o Diamond DA-20, um avião de dois assentos e com instrumentos tradicionais, ou voar o Diamond DA-40, que é um avião de quatro assentos, com glass cockpit (computadorizado), com o sistema Garmin G-1000. Logo de início já fiquei bem inclinado a voar o Diamond DA-40, mas passei alguns dias lendo, pesquisando e pensando para confirmar se era isto mesmo que queria fazer. Depois de ler muitas opiniões na Internet, decidi que minha opinião estava formada: quero voar com Diamond DA-40 mesmo!

No segundo dia de aula teórica começamos a estudar os tópicos que envolvem assuntos de segurança, saúde do piloto, estresse, e partes e funcionamento do avião. Foi depois da segunda aula teórica que realizei o primeiro voo com o instrutor. O Discovery Flight, nomenclatura usada para este primeiro voo, onde o aluno tem a chance de ter uma pequena demonstração de como é voar como Piloto Privado, havia sido agendado para sábado, dia 25 de agosto, mas devido ao mau tempo, teve de ser transferido para o domingo.

Neste primeiro voo, o instrutor não entra em detalhes muito específicos. O objetivo é de fazer uma demonstração para o aluno e “quebrar o gelo”. Depois de decolar, o instrutor fez um voo por cima da minha residência e passou o controle do avião para mim. Que sensação legal de controlar o avião! Fizemos algumas curvas e então começamos o retorno para o aeroporto, quando o instrutor retomou o controle da aeronave.

Já de volta em solo, revisamos mais algumas burocracias contratuais e concluímos esta primeira “aula prática”. O próximo voo foi agendado para o dia 5 de setembro… se o tempo colaborar! 🙂

A intenção é de que os meus próximos voos sejam gravados com o equipamento de áudio e vídeo que deve chegar amanhã. Desta maneira, poderei registrar e compartilhar os melhores momentos desta aventura que está recém começando.

Até o próximo log e… voe alto!

Fotos, Private Pilot Log , , , , , , ,

Comments are closed.