Militares dos Estados Unidos iniciaram uma investigação para descobrir os motivos que causaram a falha do recente teste de voo do seu hiper-sônico não tripulado. A aeronave caiu segundos depois dos testes iniciarem.
O “Waverider X-51A” experimental foi projetado para atingir seis vezes a velocidade do som depois de se desengatar de um bombardeiro B-52.
A Força Aérea disse que o avião experimental se separou do B-52 com sucesso e ativou o foguete auxiliar como planejado. Mas antes que pudesse ativar seu motor a jato supersônico, que teria levado o X-51A à velocidade Mach 6, um problema com um dos equipamentos de controle de cruzeiro fizeram que o mesmo perdesse o equilíbrio e caísse no oceano Pacífico.
O voo de teste realizado neste terça-feira foi a perda mais recente para o Pentágono, que vem testando aeronaves cada vez mais rápidas à fim de encontrar equipamentos capazes de chegar ao redor do mundo em poucos minutos, podendo, por exemplo, entregar reforços militares.
A Boeing montou quatro Waveriders, projetados para ser utilizado uma única vez, sendo descartado no oceano no final de cada voo. A Força Aérea disse que nenhuma decisão foi tomada ainda à respeito da utilização da última aeronave restante.
O primeiro X-51A chegou perto de cinco vezes a velocidade do som, por três minutos, em 2010. Durante um teste no ano passado, um segundo X-51A caiu após falhar a reinicialização do seu motor.
Fonte: The Huffington Post